Retirado de: Campo Grande News
Lâmpadas no prolongamento entre Ceará e Parque dos Poderes eram originais da década de 1980
A tecnologia ajuda a escrever mais um capítulo na história da principal e mais antiga avenida de Campo Grande, a Afonso Pena. Funcionários da prefeitura instalam neste sábado (20) as lâmpadas de led no trecho entre a Avenida Ceará e o Parque dos Poderes, substituindo as luminárias originais instaladas há 35 anos ao longo do canteiro.
O arquiteto Elvio Garabini conta que até o início da década de 1980 a via terminava na Ceará. O prolongamento foi executado na gestão do governador Wilson Barbosa Martins e Ludio Coelho e inaugurado em 1983.
Ele tem a história da avenida sempre na palma da mão porque fez parte dela, responsável pelo paisagismo do canteiro do trecho mais antigo da via.
“Não fico chateado. Isso é a tecnologia. Se for para melhorar a qualidade, é uma boa ideia. Fico triste com o abandono do que eu projetei na década de 1970. Morreram várias imbaúbas e coqueiros que não foram repostos”, afirma o arquiteto.
Por outro lado, ele reconhece que a Afonso Pena tem recebido com frequência certa atenção do poder público. “Tinha minhas dúvidas com relação à ciclovia, mas volta e meia vejo que realmente passa muita gente de bicicleta por ali”, completa.
Aspectos técnicos – As novas luminárias foram compradas pela gestão passada e ficaram estocadas até começarem a ser usadas pelo prefeito Marquinhos Trad. O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, afirma que as estruturas antigas são adaptadas apenas para as lâmpadas comuns e por isso têm que ser removidas.
“Tem que trocar todo o suporte. Somente na Afonso Pena serão em torno de 300 luminárias, já que em cada poste vão seis. Estamos trocando também na Avenida Mato grosso. É a modernização. Estava mais do que na hora”, completou ao Campo Grande News.